O Brasil é o país com mais viagens e com mais motoristas da Uber, com 1,4 milhão de ubers cadastrados atualmente, aponta o presidente da empresa, Dara Khosrowshahi.
A América Latina , com destaque para o Brasil , representa um dos principais mercados da Uber . Durante um evento do BTG Pactual , nesta quarta-feira (26), o CEO da empresa, Dara Khosrowshahi , revelou sua surpresa com a força do mercado brasileiro.
“Seis das nossas dez principais cidades em número de viagens estão no Brasil. Do ponto de vista das corridas, é o nosso maior mercado global, além de liderar em quantidade de motoristas e entregadores, que seguem crescendo rapidamente. Nos últimos 10 anos, eles faturaram cerca de US$ 25 bilhões na plataforma” , afirmou o executivo.
Expansão e estratégias
Para continuar crescendo, a Uber busca reduzir os custos das viagens em escala global. Uma das apostas é a ampliação do moto-táxi , modalidade já presente em cidades como Rio de Janeiro e Salvador , mas suspensa em São Paulo por decisão judicial.
“O transporte em duas rodas é uma das categorias que mais cresce no mundo. Os veículos são mais acessíveis e tornam as viagens mais baratas. Ainda não experimentei, mas estou ansioso para pegar uma moto na minha próxima visita ao Brasil. Acho que minha equipe ficaria um pouco apreensiva” , brincou Khosrowshahi.
A empresa também está investindo na segurança desse segmento para fortalecer sua operação no país.
Tecnologia e novos mercados
Outra estratégia de redução de custos é a contratação de engenheiros de software fora do Vale do Silício , e o Brasil tem sido um dos principais polos para essa expansão.
“Queremos engenheiros locais, pois o Brasil é um mercado enorme para nós. Além disso, o país tem um grande ecossistema de serviços financeiros e muitos talentos na área de tecnologia. Eles são altamente desafiadores e têm um grande desejo de provar seu valor no cenário global. Nossa equipe de engenharia crescerá significativamente no Brasil” , destacou o CEO.
No cenário global, a Uber também aposta no crescimento do e-commerce em parceria com o comércio local.
“Nosso objetivo é ir além da entrega de comida e oferecer uma ampla gama de produtos, como supermercado, bebidas, farmácia e pet shop. Enquanto a Amazon entrega no dia, o comércio local pode entregar na mesma hora” , afirmou.
Frota elétrica até 2030
Nos Estados Unidos e na Europa, a Uber pretende operar com 100% de veículos elétricos até 2030 . No Brasil, no entanto, a empresa aponta desafios relacionados à infraestrutura de carregamento , que ainda precisa de avançar para viabilizar essa transição.