Uma missa realizada neste sábado (24), na Catedral Nossa Senhora do Rosário, em Santos (SP), marcou a chegada simbólica do Vox Patris, o maior sino de badalo em atividade do mundo. A peça monumental será instalada na Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), e sua estreia está prevista para a Romaria de 2025.
A celebração em ação de graças foi presidida por Dom Tarcísio Scaramussa, bispo da Diocese de Santos, e concelebrada pelo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio Martins da Silva.
O trajeto do maior sino do mundo
O Vox Patris chegou ao Porto de Santos no sábado anterior (17), após uma jornada de 36 dias desde Rydultowy, na Polônia. Com impressionantes 4 metros de altura e 55 toneladas, o sino será uma das grandes atrações do Novo Santuário do Pai Eterno, atualmente em construção em Trindade.
Antes de seu destino final, o sino será homenageado com celebrações litúrgicas em Brasília, no próximo sábado (31), e em Trindade, no domingo (1º de junho), onde está prevista sua acolhida oficial com missa festiva às 17h30, na Praça Dom Antônio.
Reconhecimento e fé
Presente na celebração em Santos, o prefeito de Trindade, Marden Júnior, ressaltou a importância histórica e simbólica do sino para o município:
“Trindade vive uma fase histórica. A chegada do Vox Patris representa não apenas o fortalecimento da nossa identidade como Capital da Fé, mas também o reconhecimento da nossa cidade em nível nacional e internacional”, destacou o prefeito.
No próximo domingo, quando o sino estiver mais próximo da cidade de Trindade, ele será recebido com uma carreata a partir do Trevo do Padre Pelágio, em Goiânia, demonstrando a fé e o entusiasmo do povo goiano.