Programa promove inclusão digital e capacitação profissional em Goiânia e Senador Canedo; inscrições estão abertas
O Governo de Goiás, por meio do programa Goiás Social e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abriu 339 vagas para cursos gratuitos de capacitação tecnológica do programa Sukatech. As oportunidades estão disponíveis em unidades de Goiânia e Senador Canedo, com foco na inclusão digital e na formação para o mercado de trabalho.
Podem se inscrever pessoas com idade mínima de 12 anos, sendo que 60% das vagas são reservadas para o público feminino, reforçando a política de incentivo à participação de mulheres na área de tecnologia. As inscrições podem ser feitas presencialmente nas unidades, pelo site abre.go.gov.br/vagassukatech, ou via WhatsApp no número (62) 4141-9800. As aulas têm início previsto para 23 de fevereiro.
Distribuição de vagas e cursos
Em Goiânia, as 225 vagas estão concentradas na Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta. Os cursos oferecidos são: Informática Básica; Montagem e Manutenção de Computadores e Celulares; Social Mídia 360º; Excel Intermediário; e Excel Avançado.
Já em Senador Canedo, são 114 vagas distribuídas entre os laboratórios do Ganha-Tempo Vila Galvão (42 vagas) e do Ganha-Tempo Jardim das Oliveiras (72 vagas). Nestas unidades, serão ministrados os cursos de Informática Básica e Montagem e Manutenção de Computadores e Celulares.
Todos os cursos são presenciais, realizados de segunda a quinta-feira, com opções de turno matutino (8h30 às 11h30), vespertino (14h às 17h) e noturno (18h30 às 21h30). Os participantes terão direito a lanche durante as aulas.
Inclusão e transformação social
A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do estado, Gracinha Caiado, destacou o compromisso do programa com a inclusão. “Quando oferecemos cursos gratuitos e acessíveis, especialmente para jovens, mulheres e quem mais precisa, estamos promovendo autonomia e preparando essas pessoas para o mercado de trabalho e para a vida”, afirmou.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, reforçou o caráter transformador da iniciativa. “O Sukatech une desenvolvimento sustentável à formação de mão de obra qualificada, ensinando profissões que lidam com as partes básicas da tecnologia. É a tecnologia sendo usada como ferramenta de transformação social”, disse.
Detalhamento dos cursos
-
Informática Básica: 45h (4 semanas) – Uso do computador, internet e ferramentas digitais essenciais.
-
Montagem e Manutenção: 70h (6 semanas) – Recuperação de equipamentos, hardware, diagnóstico e reparo de celulares.
-
Social Mídia 360°: 45h (4 semanas) – Planejamento, criação de conteúdo, gestão e métricas para redes sociais.
-
Excel Intermediário: 45h (4 semanas) – Fórmulas, funções, gráficos e análise de dados.
-
Excel Avançado: 45h (4 semanas) – Funções complexas, tabelas dinâmicas e automação.
A iniciativa representa um investimento em qualificação e cidadania, alinhando oportunidade educacional com as demandas do mercado digital.