25 de abril de 2025
Cidades

MPGO investiga falta de pediatras e alta mortalidade infantil em Mineiros (GO)

Imagem reprodução

O Ministério Público de Goiás (MPGO) abriu um procedimento investigativo para apurar a escassez de médicos pediatras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Francisco Filgueiras Júnior e no Hospital Municipal de Mineiros, no sudoeste do estado. A ação foi motivada por denúncias de falhas no atendimento especializado, que estariam contribuindo para o aumento da mortalidade infantil nos últimos três anos.

A 1ª Promotoria de Justiça de Mineiros determinou que as unidades de saúde apresentem, em até 10 dias, a lista dos profissionais escalados para o atendimento pediátrico nos últimos 30 dias. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi notificada a fornecer dados detalhados sobre a taxa de óbitos de crianças e adolescentes entre 2023 e 2025, bem como as medidas adotadas para melhorar a assistência a esse público.

A ausência de pediatras tem gerado preocupação na população local, que relata dificuldades no acesso a atendimento adequado. O MPGO destacou a necessidade de respostas urgentes para garantir a qualidade do serviço e reduzir os riscos à saúde infantil. Caso as informações não sejam entregues no prazo, o município poderá sofrer sanções.

A reportagem tentou contato com a prefeitura de Mineiros e a SMS, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

 
 
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *