O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já passou 97 dias em viagens internacionais desde o início de seu terceiro mandato, segundo levantamento da CNN. O número considera apenas os dias com compromissos oficiais, mas, se incluídos os períodos de deslocamento, o total sobe para 126 dias fora do país.
O Uruguai foi o destino mais frequente, com quatro visitas nos últimos dois anos, seguido pelos Estados Unidos, com duas. A maioria das viagens (25) ocorreu em 2023, primeiro ano de governo, quando Lula priorizou a reinserção internacional do Brasil.
Promessa de “rodar o Brasil”
Sob críticas da oposição por suas frequentes ausências, Lula afirmou que, em 2024, passaria a viajar mais pelo país, já que a missão de “recuperar a imagem” do Brasil no exterior estaria cumprida. Desde então, o presidente realizou 120 viagens nacionais, passando 142 dias fora de Brasília e visitando 23 estados.
Os mais frequentados foram:
-
São Paulo (28 visitas)
-
Rio de Janeiro (18)
-
Bahia (10)
Acre, Rondônia e Tocantins foram os únicos estados ainda não visitados neste mandato.
Agenda desta semana
Nesta semana, Lula retorna a São Paulo e Rio de Janeiro:
-
Terça-feira (20/05): Reinauguração do Palácio Capanema (RJ).
-
Quinta-feira (22/05): Lançamento do curso de Medicina do Hospital Sírio-Libanês (SP).
Apesar da promessa de maior presença no território nacional, as viagens internacionais continuam marcando sua agenda. A oposição questiona o equilíbrio entre a diplomacia e as demandas internas, enquanto o Planalto defende que as viagens são essenciais para atrair investimentos e fortalecer parcerias.