5 de julho de 2025
Trindade

Tecnologia e inteligência marcam operação de segurança na Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade

Forças de segurança pública atuam de forma conjunta para garantir tranquilidade e bem-estar dos romeiros na Festa de Trindade (Fotos: SSP-GO)
Com drones, reconhecimento facial e integração de forças, 12 foragidos já foram recapturados; criminalidade cai 60%

O Governo de Goiás está realizando uma das operações de segurança mais tecnológicas já vistas na Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade. Com um esquema que inclui drones, câmeras inteligentes, reconhecimento facial e leitura automatizada de placas, 12 foragidos da justiça já foram presos até esta sexta-feira (4/7). A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) e integra Polícia Militar, Civil, Penal, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e Força Nacional.

Um dos destaques desta edição é o Núcleo de Operações e Análise de Inteligência (Noai), instalado pela PM em Trindade para centralizar o monitoramento em tempo real. “Estamos trabalhando com base em dados, o que nos permite antecipar situações e agir com precisão”, afirmou o tenente-coronel Edson Rocha, comandante do 16º Comando Regional da PM. Segundo ele, mesmo com o aumento no fluxo de romeiros, os índices criminais caíram mais de 60% em comparação com anos anteriores.

Tecnologia a serviço da segurança

A operação conta com uma Central Avançada de Monitoramento, que identifica instantaneamente veículos com restrições e pessoas procuradas pela Justiça. Câmeras com reconhecimento facial e totens interativos foram espalhados por pontos estratégicos, enquanto drones sobrevoam áreas de grande concentração. Outra novidade é o Comando de Monitoramento Móvel (CMM), um ônibus equipado com tecnologia de vigilância que se desloca conforme a necessidade.

“Trindade está cercada por um sistema que rastreia todos os veículos que entram e saem. Não há brechas para a ação de criminosos”, destacou o tenente Amaral, coordenador de projetos do 16º CRPM.

A Romaria, que reúne milhões de fiéis anualmente, segue sob monitoramento integrado do Centro de Comando e Controle e da Sala de Gestão Integrada, que coordenam todas as ações em tempo real. A expectativa é que, com a operação, esta seja uma das edições mais seguras da história do evento.

#SegurançaPública #Tecnologia #RomariaDeTrindade #GovernoDeGoiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *