18 de julho de 2025
Goiás

Saúde estadual convoca população a doar sangue O negativo. Estoque se encontra muito baixo

Imagem reprodução
Hemocentro de Goiás está com níveis críticos do tipo sanguíneo. Déficit nas doações tem gerado impacto significativo nas 223 unidades de saúde atendidas em todo o Estado

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), alerta que os estoques de sangue O negativo da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo estão em nível crítico e convoca a população a realizar doações. O déficit do tipo sanguíneo tem gerado impacto significativo nas 223 unidades de saúde atendidas pela rede estadual. O objetivo é garantir a manutenção do estoque de sangue e manter a continuidade do atendimento ininterrupto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O sangue O negativo é considerado universal para transfusões de emergência, podendo ser utilizado em pacientes de qualquer outro tipo sanguíneo. Essa característica o torna vital em situações críticas, como acidentes graves, cirurgias de urgência e atendimentos onde não há tempo hábil para identificar o tipo sanguíneo do paciente. No entanto, apesar de sua importância, é considerado um dos tipos mais raros na população.

Segundo a diretora de Captação e Atendimento ao Doador, Daynara Vilar, as doações são fundamentais para garantir o atendimento seguro de pacientes em todo o Estado. “A doação de sangue é um gesto solidário, rápido e seguro, e pode salvar até quatro vidas. As tipagens sanguíneas A -, B -, O – e AB – são as mais usadas em emergências. Pedimos o apoio da população para nos ajudar com as doações. Para quem ainda não veio fazer sua doação nesses últimos três meses, ou ainda não é doador, venham doar. O tempo entre a triagem e a coleta dura menos de uma hora”, ressalta.

Quais as condições básicas para doar sangue?
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização);
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.

Onde doar?
Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Nas unidades da Rede Hemo localizadas no interior (Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu), o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A Rede Hemo disponibiliza o agendamento prévio das doações por meio do site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Empresas ou instituições também podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro para realização de ações de coletas de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Para o agendamento da ação é necessário ter a confirmação de 120 pessoas interessadas em participar e fazer uma solicitação via e-mail, por meio do endereço [email protected] ou pelo telefone (62) 3231-7925.

Foto: Divulgação/Idtech

Legenda: Hemocentro de Goiás está com níveis críticos de sangue O negativo

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *