Verba pública foi repassada a associação sem vínculo com segmento religioso para custear estrutura de evento da Assembleia de Deus; prestadores de serviço têm ligação com a igreja e a parlamentar
GOIÂNIA – Uma emenda parlamentar de autoria da vereadora Leia Klebia (Republicanos) destinou R$ 1 milhão a uma organização não governamental (ONG) sem qualquer ligação formal com o segmento evangélico para custear a realização de um festival gospel promovido pela Assembleia de Deus Campo Campinas, igreja da qual a edil é membro e que apoiou sua campanha à reeleição em 2024.
De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Popular, a associação que recebeu os recursos confirmou que o pedido para intermediar o repasse partiu da própria vereadora. A justificativa utilizada foi a de que a ONG poderia receber o valor e repassá-lo para cobrir despesas de estrutura do evento religioso.
Investigação do veículo apurou ainda que alguns dos prestadores de serviço que serão contratados pela entidade para atuar no festival mantêm relações diretas ou indiretas tanto com a denominação religiosa quanto com a parlamentar, levantando questionamentos sobre o uso do recurso público e possíveis conflitos de interesse.
Procurada, a vereadora Leia Klebia não se pronunciou sobre as acusações até o fechamento desta matéria. A Assembleia de Deus Campo Campinas também não emitiu nota regarding o caso.
O repasse de emendas parlamentares para entidades que atuam como “intermediárias” em eventos de cunho religioso ou privado tem sido alvo de crescente fiscalização por parte do Ministério Público e de órgãos de controle. A legislação determina que recursos públicos devem ser aplicados com isonomia, impessoalidade e finalidade pública explícita.