9 de setembro de 2025
Política

Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg coloca Tarcísio à frente de Lula em possível segundo turno

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) • Reprodução

Em um cenário hipotético de disputa presidencial, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), obteria 48,4% das intenções de voto, superando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teria 46,6%. Os dados são de uma pesquisa AtlasIntel encomendada pela Bloomberg e divulgada nesta quinta-feira (28).

De acordo com o levantamento, votos brancos, nulos ou eleitores indecisos somam 5% nesse embate. Entre sete cenários testados contra diferentes nomes da oposição, este é o pior desempenho do atual presidente.

A pesquisa também simulou um confronto entre Lula e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Nesse caso, o petista venceria por uma margem estreita: 48,8% contra 47,9% de Michelle, com 3,3% de indecisos ou votos inválidos.

Empate técnico com Bolsonaro, vantagem sobre outros governadores

Em uma simulação que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – atualmente inelegível até 2030 por decisão do TSE –, a disputa fica tecnicamente empatada, com ambos registrando 48,3% das intenções de voto. Os indecisos somam 3,4%.

O presidente Lula aparece à frente em todos os outros cenários testados contra governadores:

  • Romeu Zema (Novo): Lula venceria por 47,1% a 40,9%, com 12% de indecisos.

  • Ronaldo Caiado (União Brasil): A vantagem seria de 46,7% para Lula contra 40,3% para Caiado, com 13% de indecisos.

  • Ratinho Jr. (PSD): O presidente teria 46,9% contra 41,1% do governador paranaense, com 11,9% de indecisos.

  • Eduardo Leite (PSD): Neste cenário, Lula teria 47,2% contra 24,9% do governador do Rio Grande do Sul, com um alto percentual de 27,9% de indecisos.

Metodologia

A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg ouviu 6.238 pessoas entre os dias 20 e 25 de agosto por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), com questionários online. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. As eleições presidenciais de 2026 ainda não têm data marcada, mas devem ocorrer no primeiro domingo de outubro daquele ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *