10 de setembro de 2025
Goiás

Calor extremo de até 42 °C toma conta de Goiás, e seca se intensifica

Imagem reprodução

Após um breve período de frio ameno durante as manhãs, o estado de Goiás voltou a ser dominado pelo calor intenso, com previsão de temperaturas atingirem marcas extremas de 41 °C na região Oeste já nesta quarta-feira (10). A onda de calor, que veio para ficar, deve persistir até o próximo final de semana, segundo alerta do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

De acordo com André Amorim, gerente do Cimehgo, a tendência é que as temperaturas máximas se mantenham elevadas ao longo de toda a semana, com pico previsto para o próximo sábado (13). Apesar da chegada de uma frente fria ao país, o profissional destaca que a probabilidade de chuvas significativas em Goiás é baixa, agravando um longo período de estiagem que já castiga várias regiões.

Os dados são preocupantes: as regiões Norte e Oeste do estado acumulam 127 dias sem chuva. Na região Leste, são 125 dias de seca. Enquanto isso, as regiões Sudoeste e Sul registram 10 dias sem precipitações.

As áreas mais críticas e que devem sentir com mais força o calor extremo são o Oeste e o Norte goiano, onde os termômetros podem marcar até 42 °C. Amorim associa o aumento das temperaturas à combinação perigosa entre a seca prolongada e a baixa umidade do ar, que se tornou uma grande preocupação para os meteorologistas.

“A umidade relativa do ar varia entre 14% e 15% no período da tarde, o que já é muito baixo. Nós estamos em uma situação de risco, e isso pode se agravar. Se chegar abaixo de 12%, entra em nível de emergência, e podemos ter esse cenário mais para o final de semana”, explicou o gerente.

O órgão alerta a população para os cuidados necessários durante este período, como hidratação constante, evitar exposição ao sol nos horários mais críticos (entre 10h e 16h) e umidificar os ambientes sempre que possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *