8 de outubro de 2025
Goiás

Governo de Goiás unifica pagamento de IPVA autuado e demais débitos veiculares em guia única

Integração entre Secretaria da Economia e Detran-GO no Portal Expresso permite quitar multas, licenciamento e IPVA atrasado em uma única via, com opção de Pix e cartão de crédito.

A partir de agora, contribuintes goianos com IPVA em atraso podem resolver toda a situação do veículo de forma mais simples e rápida. A Secretaria da Economia integrou seu sistema de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) autuado ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). A medida, em vigor desde a última sexta-feira (3/10), permite a quitação unificada de débitos atrasados por meio de uma única guia no Portal de Serviços do Governo de Goiás, o Expresso.

Antes da integração, o proprietário de um veículo com IPVA autuado – que é o imposto não pago no prazo regular e que teve um processo de cobrança aberto – precisava gerar um Documento de Arrecadação da Receita Estadual (DARE) no site da Secretaria da Economia e, separadamente, um outro boleto no sistema do Detran-GO para quitar pendências como licenciamento e multas.

Com a novidade, o processo foi simplificado. Basta acessar o link específico do Portal Expresso (https://www.go.gov.br/servicos/servico/consultar-veiculo–ipva-multas-e-crlv) e clicar em “Pagar”. O sistema do Detran consulta automaticamente a base da Economia, recupera o valor atualizado do IPVA autuado e emite um documento único de arrecadação, que agrega todos os débitos do veículo.

De acordo com o superintendente de Informações Fiscais da Secretaria da Economia, Deibe Paiva Lima, a mudança é um ganho significativo para o cidadão. “A integração dos sistemas é uma mudança que facilita muito para o contribuinte, pois agora o proprietário pode quitar todos os débitos do veículo de uma vez. Outro ganho é essa possibilidade de utilizar Pix e cartão de crédito para quitar o IPVA autuado”, explicou.

A medida elimina a burocracia de gerar guias em sistemas diferentes e ainda amplia as formas de pagamento para o IPVA autuado, que agora incluem Pix e cartão de crédito, além das opções tradicionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *