Proposta do vereador Coronel Urzêda (PL) recebeu apoio de 28 parlamentares. Objetivo é investigar empresas de energia, internet e telefonia por abandonarem cabos, o que gera riscos à população.
A Câmara Municipal de Goiânia recebeu, nesta quinta-feira (9/10), um requerimento para a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) destinada a apurar os casos de fios e cabos soltos em postes da capital. A proposta, de autoria do vereador Coronel Urzêda (PL), obteve o apoio inicial de 28 vereadores, número que ultrapassa o mínimo necessário para a criação da comissão.
De acordo com o parlamentar, o foco da CEI será identificar e investigar as empresas concessionárias de serviços de energia, internet e telefonia que, ao abandonarem cabos no espaço público, estariam gerando insegurança para os cidadãos. “Além de crime ambiental, com a poluição visual, essas empresas contribuem com a insegurança dos pedestres, que podem ser feridos por esses fios”, argumentou Urzêda.

O vereador também fez referência à gravidade do problema, mencionando a ocorrência de mortes em decorrência de choques elétricos provocados por fios soltos. Ele garantiu que a comissão terá um caráter resolutivo. “A CEI vai achar os culpados e resolver, de vez, este problema em Goiânia”, afirmou.
Para ser formalmente instalada, a Comissão Especial de Inquérito depende de aprovação em Plenário pelos votos de, no mínimo, um terço dos vereadores – o que equivale a 11 dos 33 parlamentares. O apoio de 28 signatários ao requerimento indica uma alta probabilidade de aprovação. Conforme a Lei Orgânica do Município, uma CEI é destinada à apuração de um fato específico e tem prazo determinado de funcionamento.
