31 de outubro de 2025
Tecnologia

WhatsApp lança ferramenta de IA para resumir conversas longas; saiba como ativar

Imagem reprodução.

O WhatsApp, aplicativo de mensagens mais usado do mundo, começou a disponibilizar globalmente uma de suas funcionalidades mais aguardadas: o resumo de conversas por Inteligência Artificial (IA). A ferramenta promete filtrar o essencial de discussões em grupos ou trocas de mensagens extensas, permitindo que os usuários se atualizem rapidamente sem precisar ler centenas de mensagens.

A novidade é particularmente útil para grupos familiares, de trabalho ou de amigos, onde o volume de informações pode ser alto. De acordo com a BBC, a meta-assistente, que funciona de forma similar a chatbots como o ChatGPT, analisa o contexto da conversa e gera um compilado conciso dos pontos principais.

A ferramenta é gratuita, mas há um detalhe importante: sua disponibilidade. O recurso está sendo liberado gradualmente para todos os usuários. Para saber se você já tem acesso, é preciso verificar se o ícone da IA (uma esfera colorida) aparece ao lado do campo de busca em cada chat.

Como ativar e usar o resumo por IA

O processo para utilizar a nova funcionalidade é simples:

  1. Acesse um chat individual ou em grupo com muitas mensagens não lidas.

  2. Toque no ícone da IA, que aparece como um círculo com cores esfumaçadas, localizado próximo à lupa de pesquisa, no canto superior direito da tela.

  3. Leia o resumo: A IA processará o conteúdo e apresentará um texto curto com os tópicos mais relevantes discutidos na conversa.

O recurso opera com a privacidade em mente. De acordo com o WhatsApp (empresa do grupo Meta), as mensagens continuam protegidas pela criptografia de ponta a ponta e a IA processa as informações sem vinculá-las à conta do usuário.

A implantação dessa tecnologia coloca o WhatsApp em patamar de igualdade com outros aplicativos que já integram IA, tornando-o não apenas uma plataforma de comunicação, mas também de produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *