Declaração de Sóstenes Cavalcante foi feita em rede social, em resposta à decisão de Alexandre de Moraes, que citou convocação de vigília como um dos motivos para a prisão preventiva do ex-presidente
BRASÍLIA – O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Câmara dos Deputados, usou sua conta no X (antigo Twitter) neste sábado (22) para atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A declaração ocorreu após a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo magistrado.
“Se é verdade que o motivo da prisão preventiva de Jair Bolsonaro foi por causa da convocação do senador Flávio Bolsonaro para uma vigília de oração, realmente o Alexandre de Moraes é um psicopata de alto grau”, escreveu o parlamentar.
A decisão do ministro, no entanto, vai além da menção à vigília. No documento, Moraes argumenta que a convocação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) indica “a repetição do modus operandi da organização criminosa liderada pelo referido réu”, com o uso de manifestações para obter “vantagens pessoais” e “causar tumulto”.
Além disso, o ministro fundamentou a prisão preventiva no que classificou como “elevado” risco de fuga do ex-presidente. O Supremo foi informado pelo Centro de Monitoração Integrada do Distrito Federal sobre uma tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica por parte de Bolsonaro às 00h08 deste sábado.
O ex-presidente, que cumpre pena de prisão domiciliar desde fevereiro, terá audiência de custódia neste domingo (23). A medida representa uma escalada no embate institucional entre o Judiciário e apoiadores do ex-chefe do Executivo.
