Com a aproximação da Black Friday, a Polícia Civil de Goiás e o Procon Estadual unem-se para orientar os consumidores sobre como evitar fraudes e realizar compras com segurança. A cartilha elaborada pela polícia traz dicas práticas para reconhecer golpes, enquanto o Procon reforça a importância da informação como principal defesa do cidadão.
De acordo com o superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, a pesquisa prévia é fundamental. “Em Goiás, a Lei Estadual 19.607/2017 obriga as lojas a disponibilizarem o histórico de preços do produto. O consumidor deve usar isso a seu favor, desconfiando de descontos agressivos”, afirma.
A cartilha da Polícia Civil orienta sobre os cuidados nas compras on-line, como verificar a autenticidade dos sites – identificados pelo cadeado de segurança (https://) – e desconfiar de preços excessivamente abaixo do mercado. A corporação também alerta para a importância de evitar links recebidos por mensagem e de confirmar a reputação da loja em sites como Reclame Aqui.
Direitos do Consumidor
Em compras realizadas pela internet, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o arrependimento em até sete dias. Para produtos com defeito, o prazo é de 30 dias para não duráveis e 90 dias para duráveis.
Canais de Denúncia
Em caso de problemas, o consumidor pode acionar o Disque Procon pelo 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior), além do portal online www.go.gov.br.
A cartilha completa da Polícia Civil com orientações de segurança está disponível para acesso gratuito.
