6 de dezembro de 2025
Goiânia Saúde

Governo de Goiás realiza mutirão gratuito de atendimento ao diabetes neste sábado na Praça Cívica

Imagem reprodução

Ação oferece exames e orientações à população como parte das atividades do Novembro Azul; expectativa é atender até 3 mil pessoas

Goiânia, 28 de novembro de 20XX – O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e da Goiás Social, promove neste sábado (29/11) a campanha “Goiás Unido contra o Diabetes”. O mutirão de atendimentos gratuitos ocorrerá na Praça Cívica, em Goiânia, das 8h às 12h, com expectativa de receber entre 2 e 3 mil participantes.

A iniciativa integra as ações do Novembro Azul do Diabetes, mês de conscientização sobre a doença, e tem como objetivo principal alertar para a importância do diagnóstico precoce. De acordo com dados do Vigitel Goiás, 9,3% da população adulta do estado foi diagnosticada com diabetes em 2025, um aumento em relação aos 6,4% registrados em 2023.

O secretário adjunto da Saúde, Sérgio Vencio, enfatizou o impacto da ação. “Eventos como esse aproximam os serviços de saúde das pessoas e reforçam que o diagnóstico precoce do diabetes salva vidas. Quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de controle e prevenção de complicações graves”, afirmou.

Serviços Oferecidos
Durante o mutirão, serão disponibilizados diversos serviços gratuitos, mediante apresentação de documento de identidade. Para pessoas já diagnosticadas com diabetes, haverá exames de fundo de olho, avaliação do pé diabético, ecodoppler de carótidas em casos graves, eletrocardiograma e avaliação nefrológica.

Já a Feira da Saúde, organizada pelo Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), oferecerá à população em geral aferição de glicemia e pressão arterial, oficinas sobre uso de insulina e alimentação saudável, orientações sobre complicações da doença e atividades educativas interativas.

Contexto Epidemiológico
O diabetes mellitus tipo 2 responde por 90% dos casos e está diretamente associado a fatores como obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada. Em 2024, Goiás registrou 26,45 óbitos por 100 mil habitantes por mortalidade prematura relacionada à doença. Estima-se que atualmente 624,5 mil goianos vivam com diabetes – aproximadamente 8,41% da população estadual.

O evento conta com a parceria do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária (HDS), Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof), Hospital de Olhos de Aparecida (HOA), Universidade Evangélica de Goiás e Laboratório Núcleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *