Levantamento mostra deterioração na avaliação do presidente após período de estabilidade; taxa de avaliações neutras também recua
A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou um agravamento em abril, com a taxa de desaprovação ultrapassando a marca dos 50% pela primeira vez desde janeiro. É o que revela a mais recente pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada nesta terça-feira (30).
Segundo o levantamento, 50,7% dos brasileiros desaprovam a gestão Lula, um aumento de 3,2 pontos percentuais em relação ao último mês. O índice de aprovação recuou de 33,9% para 32,5%, enquanto as avaliações consideradas neutras caíram de 21,4% para 16,8%.
A pesquisa consolida uma tendência de deterioração na popularidade do presidente. No início do ano, após um período de relativa estabilidade, a desaprovação havia chegado a 52,9% em janeiro, mas recuou para 47,5% em março. O movimento de alta agora indica que a rejeição voltou a subir e se consolidou acima da metade dos entrevistados.
O AtlasIntel ouviu 5.144 pessoas entre os dias 24 e 28 de abril. A margem de erro é de 1 ponto percentual, e o nível de confiança é de 95%. A metodologia utilizada é a de painel online, com cotas de gênero, idade, escolaridade, região e renda para espelhar o perfil da população brasileira.
A notícia foi veiculada originalmente pela Bloomberg News, que tem acesso aos dados do Bloomberg Atlas, plataforma que monitora indicadores políticos e econômicos globais. O cenário de desgaste se apresenta em meio a desafios econômicos, como a piora nas projeções de crescimento, e a tensões políticas entre o Planalto e o Congresso.
