Um novo levantamento do instituto AtlasIntel, realizado para a Bloomberg, projeta cenários iniciais para a disputa presidencial de 2026. A primeira pesquisa do ano mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando todas as simulações de primeiro e segundo turnos testadas contra potenciais candidatos da oposição.
O estudo, divulgado no dia 21 de janeiro e registrado no TSE, ouviu 5.418 eleitores entre os dias 15 e 20 de janeiro, com margem de erro de 1 ponto percentual.
Liderança no Primeiro Turno
Em todos os cinco cenários de primeiro turno apresentados, Lula aparece à frente. No mais amplo, que inclui oito potenciais adversários, o presidente tem 48,4% das intenções de voto. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece em segundo, com 28%, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 11%. Outros nomes, como os governadores Ronaldo Caiado (União-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Jr. (PSD-PR), não atingem dois dígitos.
Segundo Turno Apertado
As simulações para um eventual segundo turno mostram disputas mais equilibradas. Contra Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas ou Michelle Bolsonaro, Lula venceria por uma margem de 4 pontos percentuais (49% a 45%), segundo a pesquisa. A diferença é a mesma para os três nomes da oposição. Em dezembro, Flávio Bolsonaro estava 12 pontos atrás, indicando uma redução na desvantagem.
Contra outros nomes, como Ronaldo Caiado, Romeu Zema ou Ratinho Jr., a vantagem projetada para o presidente sobe para 10 pontos (49% a 39%). A maior diferença é registrada em uma simulação contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com Lula tendo 48% contra 23%.
Cenário sem Lula
A pesquisa também testou cenários em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seria o candidato do governo no lugar de Lula. Nesse caso, a liderança petista se mantém, mas com uma vantagem menor. Em um cenário contra Flávio Bolsonaro, Haddad teria 41,5% contra 35,4%. Em outro, contra Tarcísio de Freitas, a margem seria de 42% para 28,9%.