O deputado federal Nelson Barbudo (PL-MT) utilizou as redes sociais para atacar duramente uma série de propostas regulatórias em discussão que envolvem o setor agropecuário. Em vídeo publicado na terça-feira (4), o parlamentar direcionou críticas principalmente a rumores de normas que tratam do transporte de animais e do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por trabalhadores rurais.
Entre os alvos, Barbudo mencionou exigências, que classificou como absurdas, para o transporte de gado e suínos. Ele citou, com tom de deboche, a suposta obrigatoriedade de “assistente de bem-estar animal para cada caminhão”, ar-condicionado quando a temperatura interna passar de 30°C e aquecedor para temperaturas abaixo de 10°C. “Os trabalhadores todos têm [isso]? Fossa séptica? Tudo tem? Tá tudo certinho. Vocês gastam dinheiro com tudo menos com trabalhador”, questionou, fazendo uma comparação com a falta de ar-condicionado em ambulâncias e ônibus urbanos.
O deputado também atacou a suposta exigência de uso de capacete para pantaneiros e boiadeiros, atribuindo a ideia ao ministro do Trabalho, Luiz Marinho. “Há 500 anos, o homem do campo, o homem do boi, usa chapéu. […] Agora no Pantanal vocês acham que o pantaneiro vai usar capacete? O capacete vocês têm que tirar da vossa cabeça, que vocês estão com a cabeça cheia de merda”, afirmou.
Barbudo concluiu a fala com um apelo à mobilização política. “A Frente Parlamentar do Agro vai tomar providência. Não é lei e não vai virar lei”, declarou. Ele encerrou com uma mensagem eleitoral: “Outubro tá pertinho aí. Aproveita, petezada, que seus dias estão contados”.
Contexto: As críticas do deputado parecem fazer referência a discussões técnicas em andamento sobre atualização de normas de bem-estar animal (como instruções normativas do MAPA) e de segurança no trabalho rural, que são frequentemente debatidas com base em dados científicos e acordos internacionais. Não há registros oficiais de propostas exatamente nos termos descritos com tanta especificidade pelo parlamentar.

Texto para Instagram (Sarcástico)