Gravações obtidas pelo Portal 6 mostram representantes de empresas de telecomunicações articulando estratégia para pressionar a prefeitura a recuar na notificação de irregularidades
ANÁPOLIS – Um conjunto de áudios vazados revela uma articulação de empresários do setor de telecomunicações para impedir a ação da prefeitura de Anápolis na remoção de fios irregulares espalhados pelos postes da cidade. Nas gravações, obtidas pelo Portal 6, os representantes das empresas discutem um plano para pressionar o poder público a recuar na notificação das irregularidades.
As conversas gravadas mostram os empresários considerando desde a contratação de advogados para “inundar a prefeitura de recursos” até a possibilidade de “paralisar os serviços” como forma de pressão. Um dos interlocutores chega a afirmar que a prefeitura “não tem estrutura para lidar com a gente” e que “se a gente se unir, eles recuam”.
A prefeitura de Anápolis havia notificado as empresas para que regularizassem a instalação dos fios nos postes, dando um prazo de 30 dias para adequação. O problema dos fios irregulares é antigo na cidade e causa preocupação tanto pela poluição visual quanto pelos riscos de segurança, incluindo perigo de curtos-circuitos e acidentes.
Procuradas, as empresas mencionadas nos áudios não se manifestaram sobre o conteúdo das gravações até o momento da publicação.