As famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) de final 2 recebem nesta terça-feira (21) o valor de R$ 108 referente ao Auxílio Gás do mês de outubro. O benefício, que segue o calendário do Bolsa Família, é pago em duas parcelas a cada semestre e deve continuar até dezembro de 2026.
Podem receber o Auxílio Gás as famílias que estão no CadÚnico e que tenham pelo menos um membro beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). De acordo com a lei que criou o programa, a prioridade é dada à mulher responsável pela família e, em especial, a mulheres vítimas de violência doméstica.
Programa deve ser substituído pelo “Gás do Povo”
Em setembro, o governo federal anunciou a criação do programa Gás do Povo, que substituirá gradualmente o Auxílio Gás. A principal mudança é a forma de acesso ao benefício: em vez do crédito em dinheiro, as famílias cadastradas poderão retirar a recarga do botijão de 13 kg diretamente em postos de venda credenciados.
A expectativa é que o novo programa amplie significativamente o público atendido, saltando dos atuais 5,01 milhões para cerca de 15 milhões de famílias em todo o país.
Investimento e calendário
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o investimento para o Auxílio Gás em outubro é de pouco mais de R$ 542 milhões. Os pagamentos continuam até o dia 31 de outubro, seguindo a terminalidade do NIS, para todos os beneficiários cadastrados.

 
					 
					 
					 
					 
     
					
					 
																		 
																		 
																		 
																		 
																		