15 de dezembro de 2025
Clima Goiás

Goiás tem risco elevado de tempestades intensas nesta semana

Imagem reprodução Wind

Cimehgo alerta para chuvas de até 60 mm/dia, ventos fortes e raios; nova frente fria deve potencializar precipitações a partir de segunda-feira.

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta para a formação de tempestades potencialmente fortes em todo o Estado nos próximos dias. A combinação de calor intenso e alta umidade relativa do ar, típica do período chuvoso, cria condições ideais para pancadas de chuva rápidas e localizadas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento superiores a 60 km/h, descargas elétricas e volumes significativos de precipitação.

Para esta segunda-feira (8), o órgão prevê que a atuação conjunta desses fatores mantenha as condições favoráveis a chuvas isoladas e, em alguns pontos, mais intensas. Na capital, Goiânia, a previsão indica sol com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas rápidas. A temperatura máxima pode chegar a 29°C, com a umidade relativa do ar variando entre 60% e 99%.

O boletim destaca um risco potencial para tempestades, com previsão de chuvas entre 30 e 40 milímetros por hora ou até 60 milímetros acumulados ao longo de um dia. Diante desse cenário, o Cimehgo reforça a necessidade de atenção redobrada da população, principalmente em áreas historicamente suscetíveis a alagamentos, enxurradas e quedas de árvores ou de estruturas.

A tendência de instabilidade deve se manter ao longo de toda a semana. Segundo o prognóstico semanal, a combinação de calor e umidade continuará influenciando o tempo em todo o Estado de segunda a sexta-feira, mantendo o risco elevado para a ocorrência de tempestades. O cenário pode se intensificar entre a sexta-feira e o sábado, com a chegada de uma nova frente fria que deve potencializar ainda mais as chuvas sobre Goiás. As autoridades recomendam que a população fique atenta aos alertas oficiais e evite transitar ou permanecer em áreas de risco durante os períodos de chuva mais intensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *