31 de outubro de 2025
Clima

Cimehgo emite alerta de tempestades para 97 municípios; regiões Sul, Sudoeste e Central são as mais afetadas

Imagem reprodução

Nesta sexta-feira (31), enquanto muitas pessoas celebram o Dia das Bruxas, os goianos terão que enfrentar uma previsão do tempo que, por si só, é bastante “assustadora”. Um boletim emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) alerta para a ocorrência de chuvas intensas, com potencial para tempestades, rajadas de vento de até 50 km/h, raios e até mesmo a queda ocasional de granizo.

O alerta de risco potencial abrange 97 municípios, que devem registrar volumes de chuva significativos, variando entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm ao longo do dia. As regiões com os maiores índices pluviométricos previstos são Sul, Sudoeste e Central do estado, com médias de 20 mm. A região Oeste vem em seguida, com 15 mm, enquanto Norte e Leste têm previsão de 8 mm.

Entre as cidades com maior volume de precipitação esperado estão Catalão e Caiapônia, com 10 mm. A capital, Goiânia, aparece na lista com 9 mm, mesma previsão para Palmeiras de Goiás e Rio Verde. Cidades como Anápolis, Itumbiara e Mineiros estão com 7 mm. Já municípios como Cristalina, Jataí e Luziânia, por outro lado, não têm registro de chuva previsto para o período.

Na capital, os termômetros devem variar entre 20°C e 33°C. Em Anápolis, a previsão é de mínima de 18°C e máxima de 31°C.

A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas abertas durante as tempestades, não se abrigue debaixo de árvores e fique longe de cercas, postes e estruturas metálicas. Em caso de rajadas de vento ou rajadas mais fortes, é importante garantir a segurança de objetos soltos em quintais e varandas.

Confira a lista completa de cidades em alerta:

Goiânia, Acreúna, Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Amorinópolis, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Cabeceiras, Cachoeira Alta, Caçu, Caldas Novas, Caldazinha, Campo Alegre de Goiás, Carmo do Rio Verde, Castelândia, Cavalcante, Ceres, Cezarina, Chapadão do Céu, Cocalzinho de Goiás, Colinas do Sul, Cristianópolis, Damianópolis, Davinópolis, Diorama, Divinópolis de Goiás, Doverlândia, Faina, Formosa, Gameleira de Goiás, Goianésia, Goiás, Gouvelândia, Guaraíta, Heitoraí, Hidrolândia, Hidrolina, Iaciara, Inaciolândia, Ipiranga de Goiás, Iporá, Itaberaí, Itaguaru, Itajá, Itapaci, Itapuranga, Itarumã, Jandaia, Jaraguá, Jataí, Jesúpolis, Lagoa Santa, Luziânia, Mambaí, Maurilândia, Mineiros, Montes Claros de Goiás, Montividiu, Morro Agudo de Goiás, Mozarlândia, Nova América, Nova Glória, Nova Roma, Palestina de Goiás, Paranaiguara, Perolândia, Piracanjuba, Pirenópolis, Portelândia, Posse, Quirinópolis, Rialma, Rianápolis, Rio Verde, Rubiataba, Santa Helena de Goiás, Santa Isabel, Santa Rita do Araguaia, Santa Rita do Novo Destino, Santo Antônio da Barra, São Luiz do Norte, São Miguel do Passa Quatro, São Patrício, São Simão, Senador Canedo, Serranópolis, Silvânia, Teresina de Goiás, Três Ranchos, Turvelândia, Uruaçu, Uruana, Varjão, Vianópolis e Vila Propício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *