26 de abril de 2025
Mundo

Como será ‘tarifaço’ aplicado por Trump sobre Canadá, México e China

O presidente Donald Trump anunciou um plano para taxar 25% das importações do Canadá, México e 10% da China em 18 de fevereiro. As tarifas visam abordar a questão dos imigrantes ilegais e drogas mortas que estão matando cidadãos, incluindo o fentanil. O petróleo canadense será imposto a uma taxa menor de 10%, que pode entrar em vigor mais tarde em 18 de fevereiro. A resolução para o Canadá e a China entrará em vigor no próximo terço.

Trump já havia prometido impor tarifas à União Europeia, mas nenhuma resposta foi anunciada. Ele também anunciou suas tarifas mais recentes em declarações a jornalistas na Casa Branca. As tarifas visam abordar déficits comerciais e questões de fronteira, como tráfico de migrantes sem documentos e tráfico de fentanil.

Canadense e México já responderam às tarifas da UE com suas próprias medidas, enquanto a Câmara de Comércio Canadense declarou que as tarifas terão consequências imediatas e diretas na subsistência canadense e americana e aumentarão o custo de tudo para todos. A presidente mexicana Claudia Sheinbaum também expressou preocupações sobre as tarifas, afirmando que não se trata de importar impostos, mas sim de conversar e dialogar.

A Associação Nacional de Construtores de Casas alegou que as tarifas aumentarão o custo de construção de moradias e os preços de importação na UE. A indústria vinícola e a indústria hoteleira também expressaram preocupações sobre as tarifas.

Nas mídias sociais, Trump afirmou que as tarifas “valorizam o preço” e que o preço dos bens deve ser pago. No entanto, o governo dos EUA não forneceu detalhes específicos sobre as tarifas para o México.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *