10 de outubro de 2025
Goiânia

Goiânia inicia transição climática com previsão de chuva e instabilidade para a próxima semana

Especialistas explicam que período é marcado pelo calor intenso que cede espaço às primeiras tempestades; previsão para quinta e sexta é de tempo seco e temperaturas elevadas.

Goiânia começa a viver o período característico de transição climática dos meses de setembro e outubro. Segundo meteorologistas, esta fase marca a gradual substituição do tempo seco e quente pelas primeiras chuvas que antecedem a estação chuvosa. No entanto, os goianienses ainda devem conviver com alguns dias de calor intenso antes da chegada das precipitações mais constantes.

De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, a atmosfera na capital ainda está instável. “O que a gente espera ao final desse período de transição é, de fato, a formação das tempestades com chuva”, explicou. A previsão para esta quinta-feira (9) e sexta-feira (10) é de tempo seco e calor, com temperaturas máximas variando entre 34ºC e 35ºC.

A mudança no tempo deve ganhar força a partir do próximo domingo, 12, com o aumento da umidade no ar. Esse fenômeno cria as condições ideais para a formação de nuvens de tempestade. “A expectativa de chuva aponta para a próxima semana, principalmente na segunda e na terça-feira”, afirmou Andrea.

A especialista alerta, porém, que essas primeiras chuvas podem ser severas. “Como a atmosfera ainda está quente, a entrada desse suporte de umidade vai favorecer nuvens de tempestade. Com isso, vêm condições como pancadas de chuva, trovoadas, rajadas de vento e não se descarta a possibilidade de queda de granizo”, detalhou.

O gerente do Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, reforçou a previsão. Ele confirmou que, embora pancadas isoladas possam ocorrer no final de semana – como já registradas em cidades como Mineiros e Porangatu –, o cenário de chuvas mais constantes e generalizadas deve se estabelecer a partir de segunda-feira. “Teremos, de fato, um cenário mais promissor para chuvas mais constantes”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *