Capital registrou volumes de chuva acima da média histórica para setembro em apenas um dia; prefeitura trabalha em reparos em várias regiões
GOIÂNIA, 24 de setembro de 2025 – Goiânia permanece em estado de atenção devido às condições do tempo. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o alerta amarelo para chuvas moderadas a fortes e rajadas de vento vale até esta quinta-feira (25). A Defesa Civil municipal reforça o apelo para que a população evite deslocamentos durante os temporais.
O prefeito Sandro Mabel fez um alerta direto aos cidadãos. “Quando for parar, não pare debaixo de fio, nem debaixo de posto de gasolina, porque aquelas coberturas podem romper. Pare num lugar seguro e fique dentro do carro. Mas não andem nessa chuva forte, pois 45 minutos podem custar uma vida”, afirmou.
O temporal da terça-feira (23) superou a previsão total de chuvas para todo o mês de setembro, que era de 52,8 mm. Dados do Cimehgo mostram que a região Leste (Jardim Olinda) registrou 73,4 mm em 24 horas, volume superior à média mensal. O Jardim América e o Perim também tiveram índices elevados, de 67,4 mm e 56 mm, respectivamente, com ventos de até 30 km/h.
André Amorim, gerente do Cimehgo, explica que o fenômeno é característico de tempestades. “Não há cidade no Brasil ou no mundo que possa suportar uma quantidade de chuva intensa em pouco tempo”, comentou.
Reparos na cidade
A Prefeitura de Goiânia acionou o Gabinete de Crise para coordenar os reparos dos estragos. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) atua na recuperação de um talude na Marginal Botafogo, no Setor Norte Ferroviário, e em contenções de erosão no Residencial Beatriz Nascimento e nas Ruas 72 e 78, no Jardim Goiás.
A Companhia de Urbanização (Comurg) registrou, até as 8h30 desta quarta-feira (24), 32 ocorrências de quedas de árvores, com as regiões Central, Sul e Leste sendo as mais afetadas. A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) trabalha na restauração de semáforos em pelo menos dez pontos críticos da capital, incluindo o cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Marginal Cascavel, em Campinas, e da Avenida 85 com a T-1, no Setor Bueno.
A Defesa Civil recomenda que, ao encontrar vias alagadas ou com risco de alagamento, a população não tente atravessar e aguarde a diminuição da chuva em local seguro.