25 de abril de 2025
Goiás

Governo sofre com mentiras de parte oposição

As fake news têm sido uma das grandes armas hoje em dia contra a gestão de Ronaldo Caiado. Pelo que nos consta, a oposição, quando não pode aumentar, inventa narrativas descabidas e que não concordam com o óbvio.

Em contato com assessores próximos ao governador, o relato é de que todos os que estão em contato com ele sofrem muito com uma chuva de mentiras que tentam desestabilizar para conquistar.

“Cada dia é um tormento! Temos que nos preparar logo cedo para combater com a verdade cada fake news para que a população não se preocupe com o que não provém.” Disse um assessor!

A praga da desinformação é brutal e causa prejuízos incalculáveis. Não há, porém, vacina para esse mal. A tentativa de legislar, CPIs pirotécnicas ou de simplesmente usar o sistema judiciário para conter essa disseminação são caminhos sem saída. O projeto que está em tramitação no Congresso Nacional, aprovado no Senado e em discussão na Câmara, tem pontos positivos, pois joga luz num assunto extremamente importante. Porém, a proposta se torna inócua ao tentar colocar uma manada de elefantes dentro de uma caixa de sapato. Parece que os parlamentares não debateram de fato sobre o assunto. Ou apenas usam o cenário atual para empurrar uma lei polêmica que oferece soluções até simplistas e, outras, extremamente complexas, como o “conselhão” da transparência. A possibilidade de dar errado ou tornar sem efeito é praticamente certa.

O poder da mentira

Estudos de universidades Oxford (Reino Unido) e a MIT (EUA) já comprovaram que os usuários se engajam, promovem e viralizam mais fake news do que temas reais. E o pior, boa parte das pessoas sabe que são falsas, mesmo assim, compartilham. As notícias falsificadas ou deslocadas estão cada vez mais sofisticadas, revestidas de um “rosto” amigável e bem produzidas, tendo como base conteúdos explosivos e polêmicos. Se utilizam das disputas ideológicas e as assimetrias culturais, sociais e econômicas para se propagar. A pós-verdade impera. Transformam a opinião em verdade. E se discordar, invoca-se a liberdade de expressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *