Com o início das férias escolares, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), unidade do Governo de Goiás, reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre os riscos de acidentes domésticos envolvendo crianças. Quedas, fraturas, queimaduras e intoxicações estão entre as ocorrências mais comuns atendidas pela unidade neste período.
Segundo a gerente médica de atendimento do Hecad, Ingrid Araújo, a combinação de maior tempo em casa e a natural curiosidade infantil pode levar a situações perigosas. “As crianças são muito ativas e acabam se expondo a riscos, como subir em móveis, pular de camas ou brincar em locais inadequados. A supervisão constante de um adulto é essencial”, afirma.
Dados preocupantes
Em julho de 2023, os acidentes domésticos representaram quase 15% dos atendimentos no hospital, totalizando 330 casos de fraturas, traumas e quedas, além de 2 queimaduras e 8 intoxicações. Embora ainda no começo, as equipes já observam um aumento nas ocorrências neste ano.
Principais recomendações para evitar acidentes
✔ Cozinha: Usar as bocas de trás do fogão e manter cabos de panelas virados para dentro.
✔ Objetos cortantes e quentes: Evitar toalhas de mesa que possam ser puxadas por crianças, levando a queimaduras ou cortes.
✔ Tomadas e móveis: Proteger pontas de mesas e instalar travas em tomadas.
✔ Produtos perigosos: Manter medicamentos e produtos de limpeza em locais trancados e fora do alcance.
✔ Afogamento: Cercar áreas de piscina e nunca deixar baldes ou banheiras com água sem supervisão.
Onde buscar ajuda
Em caso de acidente, os responsáveis devem levar a criança imediatamente ao Hecad (para urgências e emergências de 0 a 14 anos) ou acionar o Corpo de Bombeiros (193). Casos de afogamento são encaminhados ao Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
Para intoxicações, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox GO) oferece orientação 24h pelos telefones:
📞 0800 646 4350
📞 0800 722 6001
“A prevenção é a melhor forma de garantir que as férias sejam só diversão”, reforça a equipe do Hecad.
📸 Crédito: Iron Braz / Governo de Goiás