6 de dezembro de 2025
Clima

Inmet emite alerta de tempestades e baixa umidade para Goiás nesta segunda-feira

Imagem reprodução

População deve ficar atenta a riscos como quedas de energia, granizo, alagamentos e descargas elétricas; Defesa Civil e Bombeiros estão de prontidão

Goiás enfrenta um cenário de tempo severo nesta segunda-feira (17). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três avisos de alerta para o estado, indicando riscos de chuvas intensas (até 50 mm/dia e ventos fortes), tempestades (com possibilidade de queda de granizo) e baixa umidade relativa do ar, que pode variar entre 20% e 30%.

A combinação desses fenômenos traz diversos riscos à população, incluindo cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, prejuízos a plantações, alagamentos e ocorrência de descargas atmosféricas (raios). Em caso de emergências, os órgãos de socorro podem ser acionados pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).

Previsão para as principais cidades:

  • Goiânia: Sol com muitas nuvens, com pancadas de chuva a partir das 15h. Temperaturas entre 21°C e 32°C (40% de chuva).

  • Aparecida de Goiânia: Dia nublado com previsão de precipitações entre 15h e 19h. Termômetros de 22°C a 32°C (40% de chuva).

  • Anápolis: Céu encoberto e 40% de chance de chuva, que deve ocorrer entre 14h e 21h. Mínima de 21°C e máxima de 30°C.

  • Rio Verde: Sol e algumas nuvens, com alta probabilidade de chuva (69%) das 08h às 22h. Temperatura entre 21°C e 31°C.

  • Itumbiara: 64% de chance de chuva, que começa na madrugada e segue até a noite, com intervalo matinal. Dia de sol com algumas nuvens.

  • Uruaçu: Baixo volume de chuvas (40% de chance) no final da tarde. Calor com temperaturas chegando a 34°C.

  • Cristalina: Sol com muitas nuvens e pancadas de chuva a partir do meio-dia, concentrando-se entre 16h e 21h (43% de chance).

Diante do alerta, recomenda-se que os cidadãos evitem deslocamentos desnecessários durante os períodos de tempestade, busquor abrigo seguro em caso de ventos fortes ou raios e se hidratem devido à baixa umidade do ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *