31 de outubro de 2025
Brasil

Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira

Imagem reprodução

Processo seletivo oferece novas chances de financiamento estudantil; candidatos têm até 30 de outubro para se inscrever de forma online

BRASÍLIA – As inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao segundo semestre de 2025, terão início nesta quinta-feira, 23 de outubro. Os interessados em concorrer a uma vaga devem realizar sua inscrição, exclusivamente, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC).

O prazo para se candidatar segue até as 23h59 (horário de Brasília) do próximo dia 30 de outubro. As regras completas do processo seletivo foram detalhadas no edital publicado pelo MEC no último dia 15.

O resultado da chamada regular está previsto para ser divulgado no dia 4 de novembro. Os estudantes pré-selecionados terão então os dias 5 e 6 do mesmo mês para comparecer à instituição de ensino superior para a qual se candidataram e validar suas informações.

Lista de Espera

O Fies deste edital contará com chamada única e lista de espera. Os candidatos que não forem pré-selecionados na primeira fase serão automaticamente incluídos na lista de espera, mantendo a ordem de classificação original. A convocação para a lista de espera ocorrerá no período de 13 a 28 de novembro, para o preenchimento das vagas que não forem ocupadas.

Critérios e Vagas

O Fies, programa federal que financia a graduação em instituições privadas bem avaliadas desde 2001, tem como foco a inclusão educacional. Para o segundo semestre de 2025, estão sendo ofertadas 44.867 vagas, somando-se às 67.301 do primeiro semestre, totalizando 112.168 oportunidades no ano.

Para participar, os candidatos devem:

  • Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;

  • Ter obtido média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação;

  • Não ter participado do Enem como “treineiro”;

  • Comprovar renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).

Fies Social

O edital reserva 50% das vagas para a modalidade Fies Social, criada em 2024. Para concorrer a essas vagas, é necessário ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) e renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759). Nesta modalidade, é possível obter financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de serem aplicadas cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

A classificação dos candidatos será feita com base na nota do Enem, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A prioridade é dada a quem ainda não concluiu o ensino superior e/ou não foi beneficiado pelo Fies anteriormente. Não podem solicitar novo financiamento estudantes que possuam débitos pendentes com o programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *