25 de abril de 2025
Brasil

Lula segue complicando o Brasil “Quem tem de cuidar de Gaza são palestinos”, diz Lula em crítica a Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (5) que a recuperação da Faixa de Gaza deve ser conduzida pelos próprios palestinos . A declaração foi uma crítica ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , que anunciou a denúncia de liderança da coligação do território após a devastação provocada pelos conflitos na região.

Em entrevista às rádios mineiras, Lula classificou o plano de Trump como “incompreensível” , destacando o envolvimento dos EUA no apoio às ações militares israelenses. “Não faz sentido o presidente dos Estados Unidos se reunir com o de Israel e dizer: ‘Olha, nós vamos recuperar Gaza’. E os palestinos vão para onde? Onde eles vão viver? Qual o país deles?” , questionou o presidente brasileiro.

Lula voltou a chamar a explosão militar israelense de “genocídio” e criticou o papel dos Estados Unidos no conflito. “O que aconteceu em Gaza foi um genocídio, e eu sinceramente não sei se os Estados Unidos, que fazem parte de tudo isso, seria o país adequado para tentar cuidar de Gaza. Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos” , afirmou.

O presidente brasileiro também defendeu a criação do Estado palestino , equiparado ao Estado de Israel, como forma de garantir uma convivência pacífica no Oriente Médio .

A declaração de Lula acontece um dia depois de Donald Trump se reunir com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu , e anunciar que os EUA assumiriam o controle da Faixa de Gaza e liderariam suas autoridades. O presidente americano também afirmou que pretende visitar Gaza e sugeriu que os EUA deveriam ter uma “posição de propriedade de longo prazo” sobre o território.

A questão da proximidade de Gaza e da soberania palestina segue sendo um dos temas mais sensíveis da geopolítica internacional, com divergências entre líderes mundiais sobre a melhor solução para o futuro da região.

4o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *