3 de maio de 2025
Economia

Maioria dos brasileiros está pessimista com os preços, aponta pesquisa

Uma pesquisa do PoderData divulgada nesta quinta-feira (30) revelou que 84% da população está pessimista em relação ao futuro dos preços no Brasil. Do total de entrevistados, 51% acreditam que os preços subirão nas próximas semanas.

Apenas 9% dos brasileiros estão otimistas e esperam uma redução nos valores na hora de ir às compras. Outros 33% acreditam que os preços devem permanecer inalterados, enquanto 7% não souberam responder. Segundo o levantamento, 1% dos entrevistados já notaram um aumento recente nos preços, contra 10% que perceberam uma queda.

A percepção de que os preços devem subir nas próximas semanas se estende a todas as faixas de renda analisadas pela pesquisa. Entre aqueles que ganham entre cinco a dez salários mínimos, 49% acreditam em um agravamento dos preços, contra apenas 9% que esperam uma queda. Na faixa de dois a cinco salários mínimos, o pessimismo é ainda maior (53%), percentual que sobe para 54% entre os que recebem até dois salários mínimos.

O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 27 de janeiro deste ano, abrangendo 2,5 mil pessoas em 219 municípios das 27 unidades federativas do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Os resultados indicam que a população segue desconfiada da capacidade das autoridades brasileiras de conter a inflação e garantir a estabilidade econômica do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *