O calor intenso que tem predominado em Goiás seguirá elevado nesta terça-feira (13), mas trará consigo condições para tempestades isoladas e volumosas em pelo menos 150 municípios do estado, conforme alerta emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O tempo deve seguir com sol e variações de nuvens, porém a combinação de temperaturas altas e umidade favorece a formação de pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes.
De acordo com o prognóstico, todas as regiões do estado podem registrar chuvas significativas, ainda que com volumes variados. No Leste goiano – onde estão cidades como Luziânia, Formosa, Cristalina, Planaltina e Águas Lindas de Goiás –, a previsão é de até 15 mm de precipitação, mesmo com máximas que podem alcançar 35°C.
No Norte (Porangatu, Uruaçu, Minaçu) e no Oeste (Iporá, Cidade de Goiás, Jussara, Aragarças), a expectativa é de até 10 mm de chuva e temperaturas podendo chegar a 36°C. O Sul, incluindo municípios como Itumbiara, Caldas Novas, Catalão e Quirinópolis, também deve registrar volumes próximos de 10 mm, com máximas em torno de 35°C.
A Região Central, onde estão localizadas Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo, também apresenta cenário similar, com possibilidade de pancadas e temperaturas elevadas, aumentando a sensação de abafamento.
O Cimehgo orienta a população a ficar atenta a atualizações meteorológicas e evitar áreas de risco durante as chuvas, especialmente em locais sujeitos a alagamentos ou ventos fortes.