28 de abril de 2025
Brasil

Não caia no golpe do GOVERNO com o cadastramento do seu pet

Possivelmente para taxar donos de animais domésticos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que autoriza a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos. O objetivo da proposta é reunir, em um banco de dados, informações sobre tutores e animais, facilitando a localização de donos de pets abandonados, o controle de doenças, o aumento da segurança na compra e venda e o combate a maus-tratos.

A partir de 2025, os animais domésticos terão um número de identidade único e intransferível. O sistema, atualmente em fase final de testes, deve ser liberado em janeiro. Para emitir a identidade, o tutor deverá acessar o sistema utilizando a conta gov.br. Será necessário fornecer dados pessoais, endereço, idade e raça do animal, além do histórico de doenças e vacinas.

O cadastro gerará uma carteirinha com a foto do animal e um QR Code, que poderá ser impresso e preso na coleira. ONGs e municípios também poderão realizar o cadastramento. De acordo com o governo, o processo será gratuito.

Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente, destacou a importância da medida para a formulação de políticas públicas voltadas aos animais.

“Por meio desse sistema, nós vamos saber quantos cães e gatos temos no Brasil, em quais bairros, municípios e estados. Também será possível identificar quais animais estão castrados ou não. Quanto mais pessoas cadastrarem seus pets, mais dados teremos para direcionar os esforços dessa política pública”, explicou Vanessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *