Os goianos devem se preparar para dias de tempo instável. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o estado: um de baixa umidade do ar e outro de chuvas intensas, válidos entre este domingo (12) e segunda-feira (13).
De acordo com o Inmet, as precipitações podem atingir entre 20 e 30 milímetros por hora, acompanhadas de ventos fortes e baixo risco de alagamentos. Cidades como Anápolis, Jataí e Rio Verde devem registrar chuva em momentos distintos do dia, enquanto Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade devem permanecer apenas nubladas.
A variação na intensidade e na frequência das chuvas é reflexo do comportamento climático das próximas semanas. Segundo André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), uma frente fria avança pela região Sudeste, favorecendo a precipitação no Centro-Oeste.
“Não quer dizer que as chuvas voltaram de vez, ainda assim são chuvas irregulares acontecendo”, explicou Amorim ao Portal 6. Ele alertou ainda para a possibilidade de rajadas de vento, raios e até granizo em algumas áreas.
O meteorologista também comentou os efeitos do fenômeno La Niña, que já começa a influenciar o clima no Brasil. Caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico, o fenômeno deve aumentar a frequência e a distribuição das chuvas no Centro-Oeste entre o fim de outubro e novembro.
“Esse ano vai ser bom de chuva. Quando as chuvas realmente se encaixarem, teremos precipitações bem distribuídas em Goiás”, concluiu Amorim.

 
					 
					 
					 
					 
    