Autoridades municipais, estaduais e federais se reuniram nesta terça-feira (24) na Prefeitura de Goiânia para a apresentação do projeto do novo Anel Viário da capital, que promete retirar o tráfego pesado da BR-153 e melhorar a mobilidade na Região Metropolitana.
Obra estratégica para o desenvolvimento logístico
Com 44 quilômetros de pista dupla, o anel viário ligará Goianápolis, Senador Canedo, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Hidrolândia, desafogando um dos principais corredores de transporte do estado.
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Pavimento rígido nas vias expressas para maior durabilidade
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45 obras especiais, incluindo 10 pontes e 35 viadutos
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11 interconexões e 26 km de interligações com outras rodovias
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Previsão de início: primeiro trimestre de 2026
Investimento federal e agilidade na licitação
Aprovado pelo DNIT, o projeto será licitado via Regime Diferenciado de Contratações (RDC), permitindo maior rapidez na execução. O valor estimado é de R$ 948,4 milhões, com base no Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO).
Benefícios para a Região Metropolitana
O prefeito Sandro Mabel (UB) destacou que a obra reduzirá congestionamentos, melhorará a logística industrial e atrairá novos investimentos. Já o prefeito de Aparecida, Leandro Vilela (MDB), reforçou a importância da colaboração entre municípios para agilizar licenciamentos ambientais e desapropriações.
Previsão de tráfego:
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Volume Médio Diário (VMD) estimado para 2035: 21.844 veículos
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