Estratégia visa facilitar imunização no fim de semana; unidades funcionarão no primeiro sábado de cada mês
A Prefeitura de Goiânia iniciou neste sábado (5) a operação de 26 novos pontos de vacinação, distribuídos nos sete distritos sanitários da capital. As unidades funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente no primeiro sábado de cada mês, como parte de uma estratégia para ampliar o acesso da população aos imunizantes fora do horário comercial.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a medida busca desburocratizar e agilizar a vacinação. “Queremos levar os imunizantes mais perto das pessoas, evitando grandes deslocamentos e filas demoradas”, explicou. A iniciativa beneficia principalmente quem tem dificuldade de se vacinar durante a semana, como trabalhadores e estudantes.
Demanda por maior cobertura
A ação chega em um momento em que Goiânia registra apenas 37,52% de cobertura vacinal contra a Influenza — abaixo da meta nacional. “A população ganha 22 opções a mais para receber não só a vacina da gripe, mas outros imunizantes do calendário”, destacou Daiana Faria, diretora de Atenção Primária da SMS.
Além dos novos locais, quatro unidades já funcionavam aos fins de semana:
-
Centro Municipal de Vacinação (Setor Pedro Ludovico)
-
UPA Jardim América
-
CIAMS Novo Horizonte
-
CIAMS Urias Magalhães
Confira alguns dos novos pontos por região:
-
Norte: CSF Vale dos Sonhos, CSF São Judas Tadeu
-
Noroeste: USF Jardim Curitiba, USF Novo Planalto
-
Oeste: CSF Parque Buritis, CSF Jardim do Cerrado IV
-
Sul: UPA Jardim América, CSF Parque Amazônia
A lista completa está disponível no site oficial da Prefeitura. A expectativa é que a medida impulsione a adesão às campanhas de vacinação e reduza riscos de surtos de doenças imunopreveníveis.
#Vacinação #SaúdeGoiânia #PrefeituraDeGoiânia #FiqueProtegido
(Com informações da Secretaria Municipal de Saúde)