10 de setembro de 2025
Goiás

Queimada interrompe fornecimento de energia em 11 cidades de Goiás

Imagem reprodução.
Fogo próximo a torre de transmissão na terça-feira (9) causou falha no sistema; serviço foi normalizado em 11 minutos, segundo a Equatorial.

Uma queimada irregular registrada na última terça-feira (9) foi a causa de um desligamento no fornecimento de energia elétrica que atingiu onze municípios da região metropolitana de Goiânia. De acordo com a Equatorial Goiás, distribuidora de energia no estado, o incidente ocorreu próximo a uma torre de transmissão, mas o serviço foi restabelecido em onze minutos após a interrupção.

As cidades afetadas pelo blecaute foram: Anicuns, Aruanã, Caturaí, Damolândia, Inhumas, Itaberaí, Itauçu, Jaraguá, Nova Veneza, Petrolina de Goiás e Trindade. Imediatamente após o ocorrido, técnicos da empresa realizaram inspeções em toda a extensão da rede para garantir a estabilidade do sistema.

O problema, no entanto, é mais frequente do que se imagina. Dados da própria Equatorial revelam que, somente em 2025, já foram registradas mais de 200 ocorrências de queimadas próximas à rede elétrica. A prática, além de crime ambiental, representa um grave risco operacional.

“O trabalho de restauração é dificultado, pois a situação representa um risco para a segurança das nossas equipes em campo”, informou a empresa, em nota. Outro agravante é o acúmulo de fumaça e fuligem nos equipamentos, que pode causar falhas, desligamentos recorrentes e até danos permanentes à infraestrutura.

Combate e Prevenção

Para mitigar os riscos, a Equatorial informou que tem investido em tecnologia. Equipamentos como termovisores são usados para identificar pontos de aquecimento em cabos e conexões, permitindo a substituição preventiva. Drones também são empregados para vistoriar áreas de difícil acesso ou sob risco de incêndio, mapeando os prejuízos sem expor os técnicos a perigos.

Como Reportar

A distribuidora orienta a população a reportar queimadas próximas à rede elétrica ou problemas no fornecimento de energia através de seus canais de atendimento 24 horas: Atendente virtual pelo WhatsApp (62 3243-2020), aplicativo Equatorial Energia, call center (0800 062 0196) ou agência virtual no site oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *