Relatório mostra que veículos utilitários esportivos representaram 54% das vendas globais em 2024, contrariando expectativas de transição para carros menores e mais ecológicos
Enquanto especialistas previam uma migração para veículos compactos e sustentáveis diante da crise climática, os dados de 2024 mostram um cenário oposto: os SUVs (veículos utilitários esportivos) consolidaram-se como preferência global, respondendo por 54% das vendas de automóveis no ano passado – um aumento de três pontos percentuais em relação a 2023.
O fenômeno dos SUVs
Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), 95% dos SUVs em circulação ainda utilizam combustíveis fósseis, apesar do avanço de versões elétricas e híbridas. Marcas argumentam que estão investindo em modelos mais limpos, mas ambientalistas alertam para o impacto ambiental desses veículos, que consomem 20% mais combustível do que carros médios e pesam, em média, 300 kg a mais.
A China lidera as vendas, com 11,6 milhões de unidades em 2024, seguida por EUA, Índia e Alemanha. Na Europa, os SUVs ultrapassaram os hatchbacks, com 2,5 milhões de unidades vendidas em 2024, contra 1,5 milhão em 2018.

Por que os SUVs estão em alta?
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Praticidade e status: Motoristas buscam espaço, conforto e melhor visão da estrada.
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Estratégia das montadoras: Margens de lucro maiores incentivam a produção.
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Marketing agressivo: Campanhas destacam versatilidade e segurança, mesmo em modelos compactos.
“Os fabricantes reagem à demanda, e os consumidores veem nos SUVs um veículo de duplo propósito”, afirma Mike Hawes, da Sociedade de Fabricantes e Vendedores de Motores do Reino Unido.
Impacto ambiental
A AIE estima que os SUVs foram responsáveis por um aumento de 600 mil barris de petróleo consumidos por dia entre 2022 e 2023. Se fossem um país, seriam o quinto maior emissor de CO₂ do mundo, à frente do Japão.
“Precisamos de descarbonização rápida em todos os setores, mas os SUVs estão indo na direção oposta”, alerta Apostolos Petropoulos, especialista em energia da AIE.
O futuro dos carros elétricos
Apesar do crescimento dos SUVs elétricos, a transição para veículos menores e mais eficientes não se concretizou. Vendas de elétricos compactos caíram em mercados como Japão e Alemanha, enquanto a Índia registra crescimento lento.
Enquanto isso, a indústria insiste que os novos modelos são mais sustentáveis. O debate continua: os SUVs são um problema climático ou apenas refletem as preferências do consumidor?
📌 Uma coisa é certa: enquanto governos pressionam por redução de emissões, o mercado segue acelerando na rota dos utilitários.