6 de dezembro de 2025
Goiás

Tempestades com até 50 mm de chuva são previstas para 19 cidades goianas nesta quinta-feira

Imagem reprodução

Um novo boletim do Centro de Informações Meteorológicas, Hidrológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo) alerta para a possibilidade de tempestades isoladas em pelo menos 19 cidades do estado nesta quinta-feira (13). O prognóstico indica que estas cidades podem registrar acumulados de chuva de até 50 milímetros.

De acordo com o órgão, a quinta-feira terá sol e variação de nebulosidade. No entanto, a combinação de calor e umidade cria um ambiente favorável para a formação de áreas de instabilidade. O fenômeno eleva o risco de pancadas de chuva de curta duração, localizadas e potencialmente intensas, que podem ser acompanhadas por fortes rajadas de vento e descargas elétricas.

Distribuição da Chuva por Regiões

A previsão regionalizada aponta os maiores volumes de chuva para o Oeste e Centro do estado, com cerca de 25 mm. As regiões Norte e Leste devem receber aproximadamente 20 mm, enquanto o Sudoeste tem previsão de 15 mm e o Sul, 10 mm.

Municípios com Maiores Índices Pluviométricos

Entre os municípios, Flores de Goiás deve registrar o maior índice pluviométrico, com 15 mm. Outras cidades, como Anápolis, Porangatu, Luziânia, Ipameri, Formosa, Goianésia, Rubiataba, Palmeiras de Goiás, Firminópolis, Palminópolis e Faina, têm previsão de 10 mm.

Já Cristalina, Ceres, Iporá, Araguapaz, Doverlândia, Cocalzinho e Paranaiguara estão no grupo com previsão de 8 mm. Cidades populosas como Goiânia e Jataí, assim como Rio Verde, Mineiros e Morrinhos, devem ter acumulados em torno de 6 a 7 mm. Os menores volumes, de 5 mm, são esperados para Catalão, Itumbiara, Ouvidor, Goiandira, Três Ranchos e Davinópolis.

A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta a possíveis alagamentos em áreas de risco e evite locomover-se durante os picos das tempestades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *