26 de abril de 2025
Economia

Trabalhadores registram 1,4 milhão de pedidos de empréstimo consignado no primeiro dia de liberação

No primeiro dia de liberação da nova linha de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada, ao menos 1,4 milhão de pedidos foram realizados. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), até as 16h35 de sexta-feira (21), o sistema registrou 13,4 milhões de simulações e 1.349 contratos foram efetivamente fechados. O programa, que pode beneficiar 47 milhões de trabalhadores, foi lançado às 6h.

Contudo, o primeiro dia também foi marcado por instabilidades no sistema e dificuldades para acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). Usuários relataram erros ao tentar simular o crédito, incluindo mensagens que indicavam a inexistência de vínculo empregatício.

Falhas no sistema e resposta do governo.

Diante das reclamações, o Ministério do Trabalho orientou os trabalhadores a não se apressarem e assegurou que a Dataprev está monitorando as falhas. Mais cedo, o órgão havia confirmado que houve instabilidades nos primeiros momentos da operação.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já havia alertado sobre possíveis falhas no sistema devido à rapidez do lançamento do programa. Segundo a entidade, os primeiros dias da operação seriam marcados por ajustes e um volume modesto de contratações. O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, afirmou que o sistema seria reforçado para atender à demanda, mas não estaria imune a falhas. “A ideia de que a tecnologia funciona o tempo todo não é partilhada por quem lida com isso profissionalmente”, declarou.

Como funciona o empréstimo consignado para trabalhadores CLT?

Podem solicitar o empréstimo trabalhadores com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, rurais, assalariados e Microempreendedores Individuais (MEIs). O pagamento será garantido por até 10% do saldo do FGTS do trabalhador, além da multa rescisória de 40% em caso de demissão sem justa causa.

O processo é realizado digitalmente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o trabalhador precisa autorizar as instituições financeiras a acessarem informações como nome, CPF, margem salarial disponível para consignado e tempo de vínculo empregatício. Após a autorização, as ofertas das instituições financeiras são disponibilizadas em até 24 horas, permitindo que o trabalhador escolha a melhor opção e conclua a contratação pelo canal do banco.

As contratações por meio dos canais eletrônicos dos bancos estarão disponíveis a partir de 25 de abril.

Limites de empréstimo e simulação

O trabalhador poderá comprometer até 35% de seu salário bruto, incluindo benefícios, abonos e comissões. Por exemplo, um trabalhador que recebe R$ 3.500 poderá contratar um empréstimo cuja parcela máxima seja de R$ 1.225.

A simulação do valor do empréstimo pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A expectativa é que, com os ajustes no sistema, a adesão ao novo crédito consignado cresça nos próximos dias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *