3 de novembro de 2025
Mundo

Trump sugere que fim do governo Maduro é inevitável, mas evita confirmar intervenção militar

Imagem reprodução

Em entrevista ao programa “60 Minutes”, presidente dos EUa descarta cenário de guerra, mas mantém tom ambíguo sobre ações futuras contra a Venezuela.

WASHINGTON, D.C. – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, em entrevista ao programa “60 Minutes” da CBS, divulgada no domingo (data), que acredita que o tempo de Nicolás Maduro no poder na Venezuela está chegando ao fim. No entanto, evitou especificar se o país planeja uma intervenção militar direta para forçar uma mudança de regime.

Ao ser questionado se os dias de Maduro como presidente estavam contados, Trump respondeu de forma afirmativa, porém, vaga: “Eu diria que sim. Acho que sim”. Em seguida, imediatamente atenuou sua declaração, acrescentando: “Quer dizer, não estou dizendo que é verdade ou mentira”.

A postura do mandatário manteve-se ambígua ao longo do questionamento. Sobre uma possível ação militar, foi evasivo: “Não vou dizer o que vou fazer com a Venezuela, se vou fazer ou não”. A entrevista foi posteriormente republicada pelo perfil oficial da Casa Branca na rede social X (antigo Twitter).

Mais cedo, Trump havia descartado explicitamente a hipótese de os Estados Unidos entrarem em guerra com a Venezuela, mesmo após um significativo aumento da presença militar norte-americana nas proximidades da costa venezuelana. “Duvido. Não acho que vá acontecer”, declarou.

Os comentários do presidente ocorrem em um contexto de escalada de pressão sobre o governo de Caracas. Nos últimos dois meses, as forças armadas dos EUA intensificaram operações no Caribe, realizando uma série de ataques contra embarcações suspeitas de estarem envolvidas no narcotráfico em águas internacionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *