26 de abril de 2025
Mundo

Ucrânia realiza maior ataque de drones contra Moscou, deixando mortos e fechando aeroportos

Nesta terça-feira (11), a Ucrânia lançou um massivo ataque de drones contra Moscou, considerado o maior do gênero desde o início da guerra. O ataque deixou pelo menos dois mortos, provocou incêndios e levou ao fechamento temporário de vários aeroportos na capital russa, segundo autoridades locais.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, um total de 337 drones ucranianos foram abatidos no território russo, sendo 91 deles direcionados a Moscou e 126 à região de Kursk. Em Kursk, no oeste da Rússia, as forças ucranianas estavam recuando enquanto tropas russas tentavam cercar milhares de soldados inimigos.

No momento do ataque, uma delegação ucraniana se preparava para um encontro com autoridades dos Estados Unidos na Arábia Saudita, em busca de possíveis negociações de paz para o conflito que já se estende por três anos.

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, afirmou que a cidade ainda estava sob ataques aéreos no horário de pico matinal, mas garantiu que as defesas russas repeliram a investida. “O ataque mais massivo de VANTs inimigos em Moscou foi repelido”, declarou Sobyanin no Telegram.

Na região de Moscou, o governador Andrei Vorobyov relatou a morte de uma pessoa e ferimentos em outras três. Ele também divulgou imagens de um apartamento destruído com janelas quebradas e informou que alguns moradores foram evacuados de um edifício no distrito de Ramenskoye, a cerca de 50 quilômetros do Kremlin.

Apesar do ataque, não houve registros de pânico entre os residentes da capital russa, e o transporte funcionou normalmente no centro da cidade. O órgão regulador da aviação russa suspendeu temporariamente os voos em quatro aeroportos de Moscou por questões de segurança, bem como nos aeroportos das regiões de Yaroslavl e Nizhny Novgorod, localizadas a leste da capital.

O Aeroporto Sheremetyevo, um dos principais da Rússia, retomou suas operações após a suspensão, conforme comunicado pela Agência de Transporte Aéreo Federal russa (Rosaviatsia).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *